terça-feira, 8 de setembro de 2009

34 Semanas

O bebê está desenvolvendo o próprio sistema imunológico para defender-se das infecções moderadas. As pontas de seus dedos são pequeninas, mas têm unhas afiadas.

Ele agora está grande demais para flutuar no líquido amniótico e seus movimentos passam a ser maiores e mais vagarosos. Ele pode já estar com a cabeça encaixada na posição certa, virada para baixo (e está), embora 3% a 4% de todos os bebês fiquem com as nádegas ou as pernas viradas para o colo do útero, na chamada apresentação pélvica. Algumas vezes, o médico pode tentar fazer o bebê virar-se para a posição correta, num procedimento conhecido por versão cefálica externa. Isso envolve manipulação do baixo ventre e é melhor que seja feita em hospital, para que a mãe e bebê possam ser diretamente monitorados.

Com gêmeos, somente um dos bebês será capaz de se encaixar na posição cefálica. O outro terá que se ajeitar como puder.

A cada consulta pré natal, o médico vai verificar sua pressão e pedir um exame de urina. Você pode observar que seus anéis ficam apertados nos dedos ou que seus pés e mãos estão inchados. Isso se deve à retenção de líquidos e pode piorar se você usar roupas apertadas, que comprimam o fluxo sanguíneo. Seu peso vai aumentar mais rapidamente do que em qualquer outra etapa da gestação e você pode se surpreender com o tamanho da sua barriga.

  • A placenta atinge a maturidade por volta da 34 semana, quando então começa a envelhecer.
  • O volume de sangue em seu corpo aumentou em 50% nos dois primeiros trimestres. Após 34 semanas, permanecerá constante até o parto.
  • Um sintoma comum nessa etapa é uma sensação de latejamento ou pressão na região pélvica, provocada pela movimentação do bebê dentro do útero.
  • Seus mamilos aumentam e os seios tornam-se mais pesados.

"A Bíblia da Gravidez"

Nenhum comentário:

Postar um comentário