sábado, 3 de outubro de 2009

38 Semanas

Seu bebê está clinicamente maduro, pronto para nascer a qualquer momento. Todos os sistemas do organismo estão desenvolvidos e podem ser vistos em uma imagem de ressonância magnética.
Os intestinos estiveram acumulando detritos, uma substância pegajosa preto-esverdeada chamada mecônio, que ele pode liberar antes ou depois do parto. Cabeça e abdômen têm agora a mesma circunferência.
A essa altura, seu médico provavelmente lhe dará uma idéia do tamanho do bebê. Mas esteja ciente de que será só uma estimativa - ninguém sabe o tamanho exato de um bebê até que ele nasça.
A placenta começa agora a envelhecer, pois o seu papel na manutenção do bebê está chegando ao fim. Torna-se menos eficiente na transferência de nutrientes e nela começam a aparecer coágulos de sangue e fragmentos de calcificação.
Algumas mulheres sentem depressão no final da gestação, como resultado de um misto de emoções - ansiedade quanto à proximidade do parto, fadiga por dormir pouco e desejo de que a gravidez chegue ao fim.
"A Bíblia da Gravidez"

Nenhum comentário:

Postar um comentário